Categorias

Pesquisa do Google encontra mais de cinco milhões de usuários infectados com adware

Segundo uma nova pesquisa do Google e da Universidade de Berkeley, nos EUA, o golpe aplicado por adwares ainda está funcionando muito bem, apesar de diversas empresas lutarem há anos para acabar com o problema.

Lançado hoje, o estudo analisou computadores que visitaram sites do Google de junho a outubro de 2014, repetindo pedidos de rede para ver se os anúncios falsos estavam sendo injetados localmente. Ao longo desses cinco meses, o sistema detectou mais de 5 milhões de endereços de IP infectados com adware.

adware-sample

A pesquisa também descobriu que o famoso adware Superfish foi o mais popular detectado pelo estudo, impactando mais de 3,7 milhões de pageviews.

O programa ficou famoso depois que foi descoberto pré-instalado em alguns laptops da Lenovo no começo desse ano.

Programas comerciais como Jollywallet também foram populares, bem como bundlers afiliados, como Crossrider e NetCrawl, os quais operam como empresas legítimas atualmente.

Malware injetando anúncio, ou adware, é um dos golpes mais populares na web. Uma vez que um computador está infectado, o vírus coloca anúncios em qualquer site que o usuário visita e envia a receita publicitária para quem controla o golpe.