Categorias

Pesquisa: Jovens brasileiros preferem aplicativos de mensagens ao Facebook

Há algum tempo, o Facebook vem se preocupando com os jovens dos Estados Unidos, que, cada vez mais, vêm deixando a rede social de lado. Pelo que parece, Zuckerberg tem mais um mercado para se preocupar, pois o Brasil está seguindo essa tendência.

De acordo com uma pesquisa feita pelo site G1, a maioria dos adolescentes entrevistados afirmaram que ainda utilizam o serviço, mas como uma “ferramenta de estudos”, para acompanhamento de provas e trabalhos escolares entre amigos. “Esse é o lado bom: quando eu preciso fazer algum trabalho”, explica Giovanna de Cássia Gregodutti, de 13 anos.

Uma das principais reclamações dos adolescentes é a falta de privacidade na rede social: “Tem gente desconhecida que eu não adicionei e fica comentando e curtindo minhas coisas”, disse Giovanna.

Para usuários, falta privacidade no Facebook
Para usuários, falta privacidade no Facebook

Para fugir desse problema e ainda se divertir, a maioria está deixando a rede de Zuckerberg e baixando aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Snapchat, e usando serviços como Twitter e Tumblr.

“Muita gente está deixando de usar o Facebook pra usar esses aplicativos, mas quem não tem smartphone vai usar o Facebook”, apontou Caio Menezes, de 13 anos. Larissa Silva Faria, de 16 anos diz preferir o WhatsApp, mesmo também tendo o aplicativo de mensagens do Facebook, pois é “mais prático, mais simples e trava menos”.

Outro ponto que aparece na pesquisa como diferencial dos aplicativos de mensagem é a possibilidade de resposta rápida: “A minha idade é uma idade que quer tudo na hora. Se mandar um e-mail, a chance de alguém te responder em um minuto é muito pequena”, explicou Alessandra Paletta Giner, de 16 anos.