Categorias

Pesquisa: Streaming está acabando com pirataria no Brasil

Com empresas como Twitch, Spotify e até mesmo o Youtube conseguindo cada vez mais lugar na internet, é seguro dizer que streaming está cada vez mais se tornando uma febre online. Tanto que está fazendo algo que nem a indústria do entretenimento foi capaz de fazer durante anos: Diminuir a pirataria.

Um estudo divulgado na última semana pela Opinion Box mostra que o hábito de baixar conteúdo ilegal hoje é 31% menor entre os brasileiros.

A pesquisa foi realizada a pedido do Comitê de Desenvolvimento da Música Digital, um grupo brasileiro que tem grandes nomes como Deezer , Google Play Music, Napster, Rdio e Spotify. Foram ouvidos 1.112 pessoas (609 homens e 503 mulheres) de todos os estados.

spotify

Os entrevistados apontaram o rádio como a forma preferida de ouvir música (76,4%). Em seguida vieram serviços de vídeo como o YouTube (73,7%), MP3 (72,8%), CD (60,1%) e TV (48,2%). Streaming foi apontado por 28,2% das pessoas, ganhando do vinil (8,2%).

Embora streaming tenha hoje uma porcentagem pequena, a pesquisa mostra que o conhecimento sobre o formato é grande por aqui, com 56,5% dos entrevistados afirmando que sabem o que é “streaming”.

Dos 56,5%, um pouco mais de 40% afirmaram usar todos os dias e outros 40,6% acessam ao menos uma vez por semana.