Categorias

Pesquisadores confirmam brecha em DNS

Problema realmente existiu e poderia ser grave.
Logo depois que várias empresas lançaram correções simultâneas para uma brecha no DNS, o sistema de nomes da internet, muitos especialistas em segurança receberam essa iniciativa com ceticismo.

Como se tratou de uma operação sigilosa, eles não sabiam exatamente nem o motivo nem o impacto dessa correção. Alguns até sugeriram que a correção seria algo inútil.

De fato, brechas no DNS já eram conhecidas. Só que não era simples, por exemplo, produzir um envenenamento de cache, ou seja, incluir dados falsos na lista de nomes de domínio e endereços IP de um servidor DNS. O que o pesquisador Dan Kaminsky fez foi descobrir uma forma de explorar essa brecha de modo trivial. Aí é que morava o perigo.

Esta semana, após a divulgação das correções, muitos especialistas duvidaram que Kaminsky tivesse feito alguma descoberta. Thomas Ptacek, pesquisador-chefe da empresa de segurança Matasano, declarou: “No início eu estava muito cético porque não achava que, em pleno 2008, fosse possível descobrir no DNS qualquer coisa que já não fosse conhecida”. Mas em seguida ele deu a mão à palmatória: “Corrija o seu servidor já. Dan estava certo. E eu errado”. Essa frase está em destaque no blog de Ptacek. .

Curiosamente, o próprio Kaminsky fez uma autocrítica pública. Preocupado com a segurança da internet, ele só revelou sua descoberta a um pequeno grupo de especialistas ligados a empresas-chave no item DNS: o Internet Systems Consortium (ISC), Microsoft, Cisco etc.

Kaminsky diz que subestimou o impacto de não incluir outros pesquisadores naquele grupo. Obviamente, isso causou não apenas dúvidas (como a de Ptacek), mas também certa dose de ciúmes de especialistas que ficaram de fora. “Se eu fosse fazer tudo outra vez, faria diferente”, diz ele.

Com informações de Blog Info.