Categorias

Pesquisadores criam vírus que se espalha por redes Wi-Fi

Pesquisadores britânicos criaram um vírus capaz de se espalhar por redes Wi-Fi, saltando de um ponto de acesso para outro, coletando e enviando credenciais de autenticação dos usuários. Batizado de Chameleon, ele serve de alerta para ameaças futuras.

Era senso comum que esse tipo de ataque não era possível, mas, de acordo com Alan Marshall, professor da University of Liverpool e um dos pesquisadores, isso deve mudar. “Nós demonstramos que é possível e que pode se espalhar rapidamente. Agora nós podemos usar os dados gerados por este estudo para desenvolver uma nova técnica para identificar quando um ataque destes está em andamento”.

O time de pesquisadores simulou em laboratório uma infecção em Belfast e Londres e constatou que o Chameleon é capaz de se esconder de métodos convencionais de detecção por anos enquanto se alastra entre pontos de acesso vizinhos. O vírus consegue identificar redes sem fio sem senha de proteção, como pontos públicos de aeroportos ou cafeterias. Uma vez penetrada a rede, o Chameleon passa a monitorar dados de usuários, sem afetar o funcionamento do ponto de acesso.

O resultado da pesquisa foi publicado no EURASIP Journal on Information Security e está disponível para consulta.