Categorias

Pesquisadores da Geórgia descobriram como enviar malware para o iPhone através de carregador

Pesquisadores enviaram malware por carregador

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia descobriu um jeito de enviar um malware para o iOS através de um carregador.

Segundo os pesquisadores, qualquer usuário pode ser afetado por essa brecha, uma vez que o ataque não requer nenhuma interação com o usuário. Os invasores podem, inclusiva, esconder as aplicações, para que não apareçam na lista de apps do dispositivo.

Apesar de ser uma preocupação de segurança, os pesquisadores não deixaram claro se é possível ativar o código através da falha. Essa incerteza se dá pelo fato de os dispositivos iOS possuírem uma proteção chamada de “sandboxed”, onde o dispositivo instala e roda apenas aplicativos reconhecidos.

O carregador utilizado pelos pesquisadores é grande, pois é baseado no BeagleBone, que é um pequeno PC Linux, com tamanho similar ao de um cartão de crédito. Por conta disso, é pouco provável que o sistema utilizado pelos pesquisadores seja reduzido para caber em um carregador comum de iPhone ou iPad.

Tanto a técnica utilizada quando o carregador modificado serão apresentados em julho, durante a conferência Black Hat, nos EUA.