Categorias

Plugin do Java está com os dias contados

Finalmente, o plugin do Java pode estar com seus dias contados: a Oracle revelou que não pretende seguir oferecendo suporte se os fabricantes de navegadores não continuarem suportando uma API específica.

Em um comunicado oficial publicado ontem, a empresa recomenda que os desenvolvedores que dependem do Java migrem para uma outra forma de usar a tecnologia.

De acordo com a postagem no blog da empresa, “com os fabricantes modernos de navegadores trabalhando para restringir e reduzir o suporte a plugins em seus produtos, desenvolvedores de aplicações que dependem do plugin de navegador do Java precisam considerar opções alternativas, como migrar dos Java Applets (que dependem de um plugin de navegador) para a tecnologia Java Web Start que não precisa de plugins”.

Os plugins atuais de Java se tornarão obsoletos a partir de Setembro, quando a Oracle lançará o Java Development Kit 9. A empresa afirmou que não pretende seguir oferecendo sua plataforma em forma de plugin para navegadores. O modelo atual se tornou um perigoso vetor de instalação de malwares e, com a ascendência da versão móvel dos navegadores, tem se optado por restringir a ativação de plugins através da antiquada API NPAPI, herdada dos tempos do Netscape.

O fim do suporte ao NPAPI significará não apenas a aposentadoria do plugin do Java, mas também uma sentença de morte para o Adobe Flash, para o Microsoft Silverlight e para outros menores.