0 Compartilhamentos 502 Views

Plugin para Chrome é comprometido por cibercriminosos

O plugin Web Developer para Chrome foi alvo de um ataque na semana passada e foi comprometido por cibercriminosos por cerca de 24 horas.

O criador da ferramenta foi enganado por um ataque de phishing e uma falsa versão 0.49 do plugin chegou a ser publicada na Chrome Store, antes de ser substituída pela versão 0.5 sem o malware.

Segundo Chris Pederick, criador da extensão Web Developer, o incidente teve início na terça-feira passada, quando recebeu um email supostamente atribuído à Chrome Store, alegando que seu plugin precisava ser atualizado. Sem perceber que era um engodo, Pederick teria clicado no link oferecido e se autenticado em sua conta do Google como desenvolvedor. Foi a chance que os criminosos tiveram de descobrir sua senha através do link falso e invadir sua conta na plataforma, que não estava protegida com autenticação de dois fatores.

No dia seguinte, Pederick revelou que recebeu mensagens e emails de usuários alertando que sua extensão estava provocando a injeção de anúncios não solicitados na navegação de internet. Foi nesse momento que o desenvolvedor descobriu que uma versão 0.49 do seu plugin havia sido publicada na Chrome Store sem seu conhecimento e distribuída automaticamente para a ampla base de usuários da extensão. Pederick imediatamente removeu a versão comprometida da loja e publicou uma versão 0.5 limpa, baseada em uma versão que vinha trabalhando em seu computador.

“Por favor, certifique-se que você atualizou para a versão 0.5 da extensão o mais rápido possível”, escreveu Pederick em sua página pessoal. “Eu ainda estou pesquisando o que exatamente o código malicioso estava fazendo, mas eu recomendo enfaticamente que, se você tinha o Web Developer para Chrome instalado, você mude a senha de qualquer site onde você tenha logado na quarta-feira”, completa o desenvolvedor.

Pederick também informa que o ataque não afetou as versões do Web Developer para Firefox ou Opera. Aparentemente, o ataque de phishing faz parte de uma campanha e pelo menos um outro desenvolvedor de extensões, o criador do Copyfish para Chrome, também foi vítima do mesmo esquema.

 

Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
93 visualizações
Artigos
93 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
200 visualizações
Artigos
200 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
341 visualizações
Artigos
341 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
398 visualizações
398 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
711 visualizações
711 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021