Categorias

Plugin para navegador permite buscas conjuntas

Plugin promete pesquisas colaborativas
O grupo Microsoft Research anunciou a SearchTogether, uma ferramenta adicional para o Internet Explorer 7 que dá ao navegador recursos para a criação de pesquisas colaborativas em tempo real.

O SearchTogether é um plugin gratuito que, quando baixado e instalado, cria uma barra lateral no navegador e permite convidar amigos e colegas para realizar pesquisas online, que serão marcadas em uma espécie de histórico atualizado em tempo real.

Em testes realizados pela Magnet constatamos que, para utilizar o plugin, é necessário possuir uma Windows Live ID, uma identificação online utilizada por diversos outros serviços da companhia, entre eles o Windows Live Messenger e o Hotmail. Ao se conectar, o usuário pode criar um novo grupo de busca chamando seus contatos do Messenger ou participar de uma busca para o qual foi convidado.

Na página do anúncio, Mereedith Ringel Morris, pesquisadora da companhia, afirmou que o SearchTogether é apenas parte de um projeto maior sobre busca colaborativa, feita com base em pesquisas e entrevistas a respeito de situações em que pessoas colaborariam neste tipo de atividade.

O resultado é mais prático do que o envio constante de resultados através de email ou mensagem de texto, e interessante principalmente para ambientes corporativos, sendo um bom auxiliar para projetos. Organizado em duas abas, o SearchTogether permite buscar não apenas no Live Search como também no Google e no Yahoo!. As buscas são organizadas de acordo com seus usuários, que também poderão atribuir às páginas e resultados anotações, que poderão ser vistas como se fossem um relatório.

Para o futuro, estão previstas novidades para o complemento. Com colaboração de novos pesquisadores será criado um mecanismo de reorganização para os resultados entre um grupo de colaboradores, através de técnicas de personalização automática, podendo assim enviar determinados trechos para cada membro da equipe de acordo com suas especialidades.

Segundo o Webware, ao menos neste quesito a Microsoft não está sozinha. A Google, por exemplo, está pesquisando meios de criar resultados personalizados de busca, embora esse serviço deva ser direcionado a princípio apenas a usuários solitários.

Interessados em conhecer o plugin podem baixar o SearchTogether pelo atalho tinyurl.com/5j7f9d.

Com informações de Yahoo!.