Categorias

Pokémon Go está perdendo a força

Pokémon Go foi uma febre de Inverno? Porque parece que o sucesso do jogo que varreu o mundo está começando a perder a força.

Diferentes análises estatísticas coletadas ela Bloomberg apontam para um declínio acentuado no número de usuários diários e no seu engajamento. O que está acontecendo?

O interesse está diminuindo: essa é a conclusão das empresas de marketing Sensor Tower, SurveyMonkey e Apptopia, responsáveis pelas pesquisas de hábitos de consumo dos jogadores. Quantidade de jogadores, número de downloads, nível de engajamento e até a quantidade de horas dedicadas ao jogo estão em queda. Dados do Google Trends também mostram uma redução no volume de procura por Realidade Aumentada e Pokémon Go, enquanto o fluxo de buscas por Realidade Virtual permaneceu estável durante todo o período.

pokemongousers

De acordo com Victor Anthony, Analista Senior da empresa de investimentos Axiom, que encomendou os relatórios, na verdade esses números são um sinal de alívio para o mercado. “Dado o rápido crescimento no uso do aplicativo Pokémon Go desde seu lançamento em Julho, investidores estavam preocupados que essa nova experiência de usuário pudesse reduzir o tempo gasto em outros aplicativos focados em dispositivos móveis”.

De fato, no ápice da febre dos monstros virtuais, Pokémon Go ultrapassou o nível de engajamento de aplicativos sociais mais tradicionais como Snapchat, Twitter ou até mesmo o onipresente Facebook. Com o declínio, ou talvez melhor dizendo, estabilização do interesse no jogo, investidores e anunciantes que seguiram apostando nos outros aplicativos podem respirar mais aliviados. Até o momento, a Niantic Labs, desenvolvedora de Pokémon Labs, não se pronunciou sobre os números ou a reportagem da Bloomberg.