Categorias

Polícia filipina estoura rede global de chantagem sexual de adolescentes

A polícia das Filipinas prendeu cerca de 60 pessoas envolvidas em uma rede global de extorsão que aliciava menores de idade para a produção de vídeos eróticos e chantageava suas vítimas. Um adolescente na Escócia cometeu suicídio após ação do grupo.

De acordo com as autoridades filipinas, o grupo teria enganando centenas de vítimas em todo o mundo, em sua maioria do sexo masculino. Usando perfis falsos em redes sociais, os criminosos se relacionavam com jovens e solicitavam vídeos explícitos pela webcam. As atuações eram gravadas e usadas como ferramenta de chantagem.

Ao ameaçar expor o vídeo comprometedor para parentes e amigos, os criminosos conseguiam levantar valores que iam de US$500 a US$2000. Uma das vítimas teria pago a soma de 15 mil dólares para não ter seu vídeo divulgado. Por vergonha de ser exposto, Daniel Perry, de 17 anos, tirou a própria vida ao pular de uma ponte na Escócia.

A operação policial contou com a ajuda da Interpol e apreendeu mais de 260 computadores e laptops, além de celulares, e grande quantidade de material pornográfico. Segundo Gilbert Sosa, diretor da divisão contra crimes cibernéticos da polícia filipina, esta é “apenas a ponta do iceberg”. As autoridades sabem que há outras redes ainda operando na capital Manilla, descrita pejorativamente como a “capital mundial da extorsão sexual”.