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Por que o Google dará quase 1 bilhão de dólares à Mozilla?

Google investe pesado contra a concorrência
Depois de um período de incertezas, o Google fechou um acordo com a Mozilla para continuar sendo o motor de busca padrão do Firefox. O contrato de três anos irá pagar 300 milhões de dólares anuais e garantirá a sobrevida do navegador, que perde espaço a cada mês para o Chrome. A grande pergunta é: por quê?

Considerando-se que, em 2010, o contrato com o buscador foi responsável por 84% do faturamento de 123 milhões de dólares da Mozilla pode-se concluir que o acordo anterior oscilava em torno de 100 milhões anuais na moeda americana. Ao encerrar a validade do contrato em Novembro deste ano, a Google acabou renovando com um valor três vezes mais alto.

Fontes indicam que houve uma acirrada competição nos bastidores pela posição de buscador padrão do Firefox. Tanto a Microsoft quanto o Yahoo teriam entrado no leilão e elevado o valor do contrato. O principal rival teria sido a empresa de Redmond, na tentativa agressiva de aumentar a participação de mercado do buscador Bing. O Yahoo também teria feito uma oferta pela posição para reverter o processo de declínio de seu mecanismo de busca, mas recuou diante do valor alcançado.

No final, com um contrato de 900 milhões de dólares divididos em três anos, o Google renovou a parceria. De acordo com analistas, o valor final estava no limiar do retorno financeiro para o Google. O objetivo seria assegurar tráfego para publicidade, responsável por 96% da fonte de renda do Google. Segundo o relatório de resultados financeiros da empresa, mais de 2 bilhões de dólares, 24% do faturamento em publicidade do terceiro quadrimestre de 2011, foram investidos como “custos de aquisição de tráfego”.

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