Categorias

Portal Terra irá encerrar operações?

Depois de quase duas décadas de atividades em sete países diferentes, o Portal Terra pode ter data para acabar: seus principais servidores serão desligados às 23h59 do dia 30 de Junho.

A notícia está pegando muitos usuários de surpresa, mas ainda não foi confirmada oficialmente pelo próprio Terra, que admite apenas o fim do seu serviço de email.

Um comunicado publicado pela Terra Networks em espanhol revela que o Terra Mail será descontinuado já a partir dessa sexta-feira e que os usuários devem migrar suas mensagens e contatos para outras plataformas. Embora seja um tempo extremamente curto para realizar uma mudança tão drástica, não há um indicativo claro que o portal esteja encerrando também outros sites e serviços.

O comunicado avisa que os endereços terra.com, terra.com.ar, mi.terra.cl, terra.com.co, terra.com.mx, terra.com.pe, terra.com.ve e terra.com.ec serão descontinuados, mas pode estar se referindo somente aos endereços de email que utilizam esses domínios. Ainda assim, o site mexicano Siete24 afirma que fontes próximas sustentam que os portais serão mesmo encerrados, mencionando especificamente Terra España e Terra Estados Unidos, mas outros também podem ser afetados.

Ainda de acordo com o site mexicano, os brasileiros podem ficar tranquilos por mais um tempo, já que não há previsão do término das operações no país: “somente o Terra Brasil continuará online ainda que não se saiba por quanto tempo mais, uma vez que naquele país existem linhas específicas de negócio digitais que precisam se manter ativas na empresa”.

Até o momento, o Terra Networks não se manifestou sobre os rumores.

ATUALIZAÇÃO (01/07): Todos os portais existentes nos domínios mencionados foram mesmo extintos. Na maioria das páginas é possível encontrar um aviso que explica que os serviços de Portal, Chat e Email do Terra naquele país não estão mais operantes, antes de acontecer um redirecionamento para o site de uma operadora. O Terra Brasil segue funcionando normalmente.