Categorias

Presidente Dilma Rousseff foi alvo de espionagem da NSA

obama-dilma-espionagem
Segundo reportagem do Fantástico, presidente Dilma foi alvo de espionagem dos EUA

Segundo uma reportagem do Fantástico, que foi ao ar no último domingo (01/09), a presidente Dilma Rousseff foi alvo de espionagem por parte da Agência nacional de Segurança dos EUA (NSA).

A presidente teve o conteúdo de telefonemas, emails e mensagens de celular monitorados pelo governo americano. Além disso, alguns assessores do governo foram monitorados, assim como o presidente do México, Enrique Peña Nieto e alguns membros de sua equipe. Os dados de espionagem teriam sido passados por Edward Snowden para o jornalista Glenn Greenwald, correspondente de um jornal britânico e que mora no Rio de Janeiro.

As informações são baseadas em uma apresentação confidencial. feita dentro da NSA em junho do ano passado. Na apresentação, a presidente Dilma e Peña Nieto são citados, e há fotos de ambos os políticos. Porém, em nenhum dos 24 slides constam emails ou licações da presidente.

Já haviam informações de interceptação de dados no Brasil, por parte dos EUA, e na semana passada, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi aos EUA para se reunir com o vice-presidente do país, Joe Biden, buscando discutir o tema. Após ter conhecimento das últimas denúncias, Cardozo afirmou que, caso seja confirmado o monitoramento das comunicações da presidente, o ato representará “uma clara violação à soberania” brasileira.