Categorias

Presidente Dilma Rousseff foi alvo de espionagem da NSA

Segundo reportagem do Fantástico, presidente Dilma foi alvo de espionagem dos EUA

Segundo uma reportagem do Fantástico, que foi ao ar no último domingo (01/09), a presidente Dilma Rousseff foi alvo de espionagem por parte da Agência nacional de Segurança dos EUA (NSA).

A presidente teve o conteúdo de telefonemas, emails e mensagens de celular monitorados pelo governo americano. Além disso, alguns assessores do governo foram monitorados, assim como o presidente do México, Enrique Peña Nieto e alguns membros de sua equipe. Os dados de espionagem teriam sido passados por Edward Snowden para o jornalista Glenn Greenwald, correspondente de um jornal britânico e que mora no Rio de Janeiro.

As informações são baseadas em uma apresentação confidencial. feita dentro da NSA em junho do ano passado. Na apresentação, a presidente Dilma e Peña Nieto são citados, e há fotos de ambos os políticos. Porém, em nenhum dos 24 slides constam emails ou licações da presidente.

Já haviam informações de interceptação de dados no Brasil, por parte dos EUA, e na semana passada, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi aos EUA para se reunir com o vice-presidente do país, Joe Biden, buscando discutir o tema. Após ter conhecimento das últimas denúncias, Cardozo afirmou que, caso seja confirmado o monitoramento das comunicações da presidente, o ato representará “uma clara violação à soberania” brasileira.