Categorias

Primeiro dispositivo da Nokia é um clone do iPad Mini que roda Android

A Nokia está de volta ao mercado de dispositivos apenas sete meses após a venda de seus serviços de telefonia para a Microsoft. A finlandesa está lançando o tablet N1 Android.

Assim como as tentativas da Xiaomi de simular o design do iPad Mini, da Apple, o N1 da Nokia tem o mesmo tamanho de tela de 7,9 polegadas e até a mesma resolução de 2048 x 1536, e as semelhanças não param por aí.

O N1 da Nokia tem uma parte traseira quase idêntica a do iPad Mini, graças à colocação cuidadosa da câmera, botões, e fone de ouvido. A parte inferior do dispositivo também tem as mesmas grades de alto-falante e o que parece ser uma porta Lightning, na verdade é uma das primeiras implementações do conector USB tipo-C reversível.

nokian12_1020_verge_super_wide

O USB é realmente onde as coisas começam a ficar interessantes no tablet: Enquanto o N1 parece um iPad com Android, a Nokia foi além e acrescentou algumas melhorias. O display do dispositivo é totalmente laminado, tem apenas 6,9 milímetros de espessura e 318 gramas de peso, tanto mais fino e mais leve do que a oferta da Apple.

Outras especificações incluem um processador de 2,4 GHz quad-core Intel Atom Z3580, 2GB de RAM e 32GB de armazenamento. Ele também tem uma câmera de 8 megapixels na parte traseira, e uma versão de 5 megapixels na frente.

nokian18_1020_verge_super_wide

A versão do Android 5.0 Lollipop está alimentando o N1, e é parte da razão pela qual o tablet existe. A Nokia o criou principalmente para empurrar o seu Android “Z Launcher”. A ideia por trás do serviço é dar-lhe uma lista de aplicativos e contatos que muda com base em onde você está e o que está fazendo.

“Nós começamos a olhar ao redor, e apenas não encontramos nenhum tablet Android bom lá fora”, diz Brook Eaton, diretor do Nokia Z Launcher. “Temos um belo, simples e elegante Z Launcher. Por que não construir um dispositivo que também é feito com os mesmos princípios, como sendo super simples e fácil de usar e elegante?”, explicou.

O Z launcher está disponível para telefones Android e lança na Google Play Store hoje, já o Nokia N1 chega em fevereiro do próximo ano.