Categorias

Prisioneiros franceses postam selfies no Facebook com drogas e dinheiro

Autoridades na França lançaram uma investigação sobre uma prisão em Marseille depois de um grupo de detentos postar fotos de si mesmos com drogas, dinheiro e celulares em uma página do Facebook.

De acordo com o jornal local La Provence, as selfies dos prisioneiros foram enviadas para uma página no Facebook chamada “MDR Baumettes” (“LOL Baumettes”), que faz referência ao nome da prisão.

Nas imagens, os presos estão segurando maços de dinheiro, maconha e outras drogas, embora não esteja claro quem tirou ou postou as fotos. Philippe Perron, o chefe da administração penitenciária conta que a página foi criada de fora da prisão, mas seu autor não identificado, a excluiu.

Facebook

As imagens provocaram uma resposta severa por parte dos sindicatos de guarda prisional da França, que dizem que a falta de funcionários têm permitido que prisioneiros transformem a Les Baumettes em um “clube de férias”.

Les Baumettes foi alvo de críticas por sua administração e péssimas condições de vida na sequência de uma série de escândalos. A instalação foi construída para acomodar 1.200 detentos, mas atualmente tem 1.800. Em 2005, o Conselho da Europa, descreveu as condições de vida lá como “no limite do aceitável, e na fronteira da dignidade humana”.