Categorias

Problemas com informática atrapalham trabalho de pesquisador

O trabalho de pesquisadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) envolvidos na coleta de dados do Censo Agropecuário e na Contagem da População ainda não começou 100%. Os recenseadores, que pela primeira vez trabalham com computadores de mão, enfrentam dificuldade para receber mapas e orientações para iniciar o trabalho de campo.

O processo, que deveria durar 15 minutos, chega a se estender por até 40 minutos e mesmo assim pode apresentar falhas. “É um processo semelhante ao que acontece com os computadores normais: as linhas de comunicação ficaram carregadas e, por conta da sobrecarga, acontece o problema de baixar o arquivo e cair a conexão e ter de reiniciar a conexão”, diz Eduardo Nunes, presidente do IBGE. “Nós imaginávamos que um problema fosse acontecer, mas não nessa escala.”

Segundo Nunes, metade dos municípios brasileiros apresentaram dificuldades com a transmissão de dados e o trabalho só deve ser normalizado a partir da próxima semana. O instituto trabalha em duas frentes para resolver o problema. A primeira é escalonar os horários de transmissão por região para tentar evitar o congestionamento das linhas.

Outra medida é descentralizar a transmissão de informações. Inicialmente tudo era transmitido pelo Rio de Janeiro. Agora os centros do IBGE em cada Estado passarão a receber e distribuir os dados.

Nunes afirma que apesar dos problemas as datas para a conclusão dos censos estão mantidos. Os resultados da contagem serão disponibilizados a partir de 31 de agosto, um mês após o fim da coleta. Já os dados do censo serão divulgados em outubro.

“A data de conclusão é a mesma. Não temos os 68 mil recenseadores trabalhando normalmente, mas já estava previsto que eles não começariam ao mesmo tempo.”

Os recenseadores trabalham com computadores de mão, que dispõem de receptadores GPS e mapas digitalizados.

O Censo Agropecuário, que vai traçar o perfil de cerca de 5,7 milhões de estabelecimentos rurais (área, equipamento, produção, mão-de-obra), foi realizado pela última vez em 1996. Trata-se do mais completo levantamento sobre a estrutura produtiva do setor primário.

Já a Contagem vai investigar o sexo e o número de habitantes em cerca de 28 milhões de domicílios. Segundo o IBGE, o principal objetivo é fornecer dados sobre a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, que é realizada a partir de projeções e estimativas divulgadas pelo instituto a cada ano.

Com informações de Jornal Documento.