Categorias

Programa transformava seu PC em uma máquina de minerar Bitcoins… para os outros!

Bitcoin é a moeda do momento, com seu valor mais inflacionado do que qualquer outra moeda que já existiu, valendo mais do que mil dólares a unidade. Naturalmente, isso atrai os gananciosos e os inescrupulosos. E este programa resolveu ganhar Bitcoins explorando a preguiça dos usuários e o poder de processamento de suas CPUs.

Quem baixou o programa gratuito Your Free Proxy nos últimos meses, teve seu computador transformado em uma máquina de minerar Bitcoins. A moeda virtual precisa ser “minerada” e quanto mais Bitcoins existem no mercado, mais complicado se torna o processo, exigindo quantidades absurdas de ciclos de processamento. Para atingir esse objetivo, utilizam-se agora redes de PCs ou servidores que dedicam a maior parte de suas CPUs para a atividade. No caso dos usuários do Your Free Proxy, o que era minerado ia para a conta bancária dos criadores do programa.

Após a instalação, o Your Free Proxy baixava da internet o módulo [jhProtominer, que sequestrava a CPU (e a GPU, se estivesse disponível) para seus próprios propósitos. Mas o pior de tudo é que a tramoia nem mesmo pode ser classificada como ilegal: o desvio de recursos de sistema estava explicado no EULA, aquele documento que nenhum usuário de computador lê mas todos clicam em “CONCORDO”.

O alerta foi feito pela empresa de segurança Malwarebytes, que classificou o Your Free Proxy como um PUP, “”Potentially Unwanted Program” (“programa potencialmente indesejado”). Cabe aos usuários que tiveram suas a performance de seus PCs “inexplicavelmente” reduzida o caminho da desinstalação. E uma leitura cuidadosa das EULAs no futuro.