Categorias

Programas da Kaspersky serão banidos do governo norte-americano

A empresa tentou argumentar, foi alvo de interrogatórios, mas não teve jeito: os programas da Kaspersky Labs serão oficialmente banidos da administração pública nos Estados Unidos.

A determinação emitida pelo Departamento de Segurança Nacional vem impulsionada por suspeitas de ligações entre a desenvolvedora e o governo da Rússia.

Todas as repartições públicas e órgãos governamentais norte-americanos tem um período de três meses para identificarem todos os programas da Kaspersky Labs rodando em seus sistemas e começar a removê-los. O cronograma prevê um prazo de 30 dias para fazer um levantamento dos produtos instalados, 60 dias para planejar sua remoção e um prazo máximo de 90 dias para que todo e qualquer software da empresa de origem russa esteja em processo de desinstalação.

Recentemente, agentes do FBI interrogaram de surpresa um grande contingente de funcionários alocados em escritórios da Kaspersky Lab no país. Na época, a empresa de segurança negou veementemente qualquer ligação com Moscou e declarou: “a empresa tem uma história de 20 anos na indústria de segurança de TI de sempre se pautar pelas mais elevadas práticas éticas de negócios e a Kaspersky Lab acredita que é completamente inaceitável que a empresa esteja sendo injustamente acusada sem qualquer evidência sólida para sustentar essas falsas alegações”.

Até o momento, não foi realizada nenhuma acusação formal contra a empresa, assim como não há qualquer proibição em vigor sobre o uso de seus produtos na iniciativa privada. Oficialmente, o governo dos Estados Unidos está chamando essa determinação de uma “decisão baseada em risco”. Para Rob Joyce, coordenador da divisão de segurança eletrônica da Casa Branca, “na medida em que avaliamos a tecnologia, nós decidimos que era um risco que nós não poderíamos aceitar”.