Categorias

Projeto Loon do Google agora pode lançar até 20 balões por dia, e eles voam 10 vezes mais do que em 2013

O Google compartilhou hoje uma atualização sobre como anda o Project Loon, iniciativa da empresa para levar acesso à Internet de alta velocidade para áreas remotas do mundo através de balões de ar quente.

Segundo a gigante, o projeto agora tem a capacidade de lançar até 20 desses balões por dia. Isto é possível porque a empresa melhorou o seu equipamento de preenchimento automático a um ponto em que pode encher um balão em menos de cinco minutos.

O Google também compartilhou algumas outras estatísticas interessantes: Balões do Projeto Loon já voaram coletivamente 3.000 mil km, o que é equivalente a passear ao redor da Terra cerca de 75 vezes ou viajar para a lua e voltar quase quatro vezes.

Em termos de melhorias de qualidade, os balões já duram 10 vezes mais na estratosfera do que em 2013. Alguns voam por mais de 100 dias (Google diz que o recorde atual é de 130 dias).

A empresa explica que conseguiu isso através de tentativa e erro, fazendo com “centenas de descobertas” que hoje ajudam a evitar vazamentos e aperfeiçoar seu processo de fabricação automatizado.

Números à parte, compare o lançamento dos balões em 2013 e como é feito hoje:

page