Dados do Projeto Inter-Meios divulgados nesta quarta-feira (24/3) revelam que, em faturamento, internet aproxima-se do rádio; TV cresceu 7,65%.
A publicidade na internet foi a que mais cresceu em 2009, com faturamento bruto de 25,16% em comparação com 2008, segundo números do Projeto Inter-Meios divulgado nesta quarta-feira (24/3).
O total faturado pelo setor em 2009 alcançou 950,4 milhões de reais – no ano anterior, esse valor foi de 759,3 milhões. Com esse resultado, a fatia da internet passa a representar 4,27% do bolo publicitário brasileiro.
O resultado aproxima-se da previsão do Internet Advertising Bureau, que em março de 2009 afirmou que a publicidade na internet brasileira iria receber investimentos de 1 bilhão de reais.
Apesar de continuar a ser destaque, essa mídia não conseguiu repetir o estonteante desempenho de 2008, quando cresceu 44,18% em relação ao ano anterior, e nem de 2007, quando cresceu 45,76% comparado a 2006.
Outras mídias
Em comparação, a TV aberta – que representa 60,92% do mercado – viu seu faturamento crescer 7,65% em 2009, para 13,6 bilhões de reais. Em 2008, esse número foi de 12,6 bilhões.
Até o rádio cresceu mais que a TV. A mídia apresentou crescimento de 9,35% no período – o faturamento publicitário deste meio em 2009 foi de 986,9 milhões de reais, apenas 3,8% superior ao da internet.
No ano, a TV por assinatura teve crescimento pequeno (2,52%). O setor fechou 2009 com faturamento de 822,9 milhões de reais – no ano anterior, foi de 802,7 milhões. Sua fatia no faturamento da mídia nacional no ano foi de 3,69%.
Entre os setores de mídia que viram seu faturamento encolher em 2009 estão o de cinema (-7,57%), revista (-6,18%), jornal (-8,11%) e guias e listas (-19,7%).
Com informações de IDG Now.