A Razer anunciou nessa quinta que está desenvolvendo um micro-console que fará uso do Android TV, sistema operacional do Google voltado a aparelhos de televisão. O equipamento, além de permitir jogos nas TVs, também servirá para streaming de filmes e músicas, além de ser capaz de rodar aplicativos. A ênfase, porém, segundo a própria Razer, serão os games.
Bastante conhecida no mundo gamer devido à sua grande linha de periféricos de altíssima qualidade, a empresa, porém, não é uma novata no que diz respeito a consoles e afins. Além de seus sistemas, controles, teclados e mouses de alta performance, a empresa já anunciou e/ou lançou produtos similares, algum tempo atrás.
Basta nos lembrarmos do Razer Blade, laptop para games anunciado durante a PAX Prime 2011, do Razer Edge, tablet superpoderoso apresentado durante a CES 2012 e do Switchblade, uma mistura de console portátil com netbook exibido durante a CES 2011.
Bem, e o tal micro-console com Android TV? Vale lembrar logo de início que o equipamento contará com suporte a comandos de voz. Este é um recurso inerente à interface de entretenimento do Google, claro, mas que não deixa de ser bastante interessante.
Como serão utilizados os comandos de voz no aparelho? Como os jogos farão uso deles, e como irão os jogadores encarar e utilizar a novidade, em um console que, afinal de contas, pode acabar sendo mais utilizado pelo público casual? Estas são questões que, acredita-se, em breve poderão ser esclarecidas. Além disso, o “Razer micro-console” poderá ser operado através de um aplicativo instalado em tablets e smartphones Android.
“Este é um console do futuro. Construído sobre a incrível plataforma Android TV do Google, o Razer micro-console reúne não apenas jogos casuais e hardcore, mas música, filmes e outras aplicações sociais e de entretenimento, tudo em um sistema acessível“, disse Min-Liang Tan, cofundador e CEO da Razer.
Obviamente, tratando-se da Razer, é de se esperar que o micro-console seja bonito, além de funcional. O aparelho está sendo desenvolvido, aliás, pela mesma equipe de engenheiros que criou o Razer Blade e o Razer Edge (veja acima), além do recente “Project Christine” (protótipo de PC modular).
Temos aqui algo que se parece bastante com um set-top box. Algo que, quem sabe, poderá se transformar em uma alternativa à Apple TV ou até mesmo ao Chromecast (já a venda no Brasil por R$ 199,00), principalmente devido ao fato de incluir games, além de streaming de filmes e música.
A data exata de lançamento do micro-console da Razer ainda não foi divulgada, porém, a empresa menciona o Outono (no hemisfério norte, ou seja, durante a nossa Primavera). Vamos aguardar para ver do que este pequeno console será capaz, principalmente no que diz respeito aos games hardcore. E vamos torcer para que seu preço seja realmente acessível.