Categorias

Rede social ensina idiomas estrangeiros com interação

Uma empresa iniciante chamada Live Mocha pretende aumentar o poder das redes sociais ao ajudar estudantes de idiomas estrangeiros a aprender permanecendo motivados. O site combina lições imersivas com uma comunidade internacional de falantes nativos das línguas, permitindo interações durante o aprendizado.

Shirish Nadkarni, diretor-executivo da empresa, afirma que as oportunidades econômicas que ele teve ao aprender o inglês, seu segundo idioma, o ensinaram a importância desse aprendizado. Entretanto, foi sua frustração pessoal com a experiência de ensinar espanhol a crianças que o inspirou a criar a empresa. “Elas têm bom vocabulário, mas não conseguem realizar uma conversa no idioma”, conta.

Segundo a publicação “Technology Review”, o Live Mocha foi desenhado para enfatizar a conversação entre pessoas contatadas através da rede social da página. Todas as suas funções são baseadas na web, sem a necessidade de realização de downloads. Os usuários podem tanto estudar um idioma individualmente através das lições tradicionais quanto utilizar a busca do site para identificar e entrar em contato com nativos do idioma estudado.
Interação. A página fornece roteiros de conversação e guias para a pronunciação, assim como estímulos para a escrita e o diálogo. Os usuários podem conversar uns com os outros através de interfaces de texto, voz ou webcam.

“Esperamos que as pessoas utilizem seu idioma nativo para dar mais explicações, dicas de gramática, frases alternativas e coloquialismos, permitindo que os usuários tenham um entendimento muito melhor da língua e de como ela é falada em diferentes partes do mundo”, afirma Nadkarni.

Para ele, o aspecto de rede social do sistema irá ajudar os usuários a se manterem motivados, conforme fazem amizades com pessoas que falam o idioma estudado. Um quadro que mostra em que estágio do curso cada ‘aluno’ está também permite que eles comparem suas habilidades com seus colegas.

Além da rede social
Gail Keech, que testou o site nos seus primeiros estágios de desenvolvimento, afirma que a rede social a motivou a estudar outro idioma além do alemão, previamente desejado. “Comecei a estudar chinês porque muitos falantes do idioma me procuravam para praticar seu inglês, e pensei que poderia ser uma boa oportunidade para interagir e experimentar um novo idioma”, afirma.

Ela adiciona que gosta da idéia de uma rede social que não está focada apenas em relacionamentos, além de poder praticar um idioma estrangeiro de um modo que fornece perspectiva cultural.

O Live Mocha ainda está em fase de testes — Nadkarni diz que esse período deve durar até o início do próximo ano. A partir daí, diversas características serão introduzidas. O site irá disponibilizar 25 idiomas além do inglês, hindi, chinês, espanhol, francês e alemão, já disponíveis.

Seu criador espera que a página possa gerar dinheiro a partir de uma série de canais. Apesar de parte do conteúdo ser programada para permanecer sempre gratuita, o site irá criar uma mensalidade de US$ 10 a US$ 20 no inicio do ano que vem. Também haverá espaço para propaganda de viagens e mercado para tutores.

Com informações de G1.