Categorias

Rede social mostra localização dos usuários

Internauta pode atualizar constantemente o Plazes com dados de onde está.
Site poderia se tornar rede de resenhas e dicas de lugares.

Comunidades virtuais servem para que as pessoas mantenham contato e saibam, de maneira superficial, o que está acontecendo umas com as outras. Com um novo site, chamado Plazes, os usuários poderão agora achar de maneira fácil em que lugar do mundo seus amigos cadastrados estão. Na comunidade, as pessoas podem postar e atualizar sua localização através da internet ou mensagens de texto de celulares.

A empresa atua desde 2004, mas refez seu produto no mês passado, tornando-o mais simples e adicionando novas características. A idéia de deixar os amigos atualizados sobre a localização é algo que ganhou força nos últimos anos, com o surgimento de novos serviços desse tipo.

O Twitter, por exemplo, uma rede social classificada como “microblog”, permite que as pessoas escrevam em seu celular pequenas mensagens publicadas em tempo real. Outro do tipo, o Jaiku tem muito da funcionalidade do Twitter, mas permite adicionar a localização nos posts.

A pergunta “onde você estᔠé presente na maior parte das conversas através do celular, e Felix Petersen, co-fundador do Plazes, espera que o serviço possa se tornar a maneira mais fácil de responder à questão.

Recomendações

Além da localização, as pessoas podem colocar fotos dos lugares, compará-los e adicionar um aplicativo do Google Earth em blogs e perfis no Facebook.

Uma das vantagens do Plazes, afirma Petersen, “é que ele pode atuar como um sistema de recomendações mais sofisticado”. As pessoas poderiam colocar comentários dos lugares onde foram, dando dicas e estabelecendo uma rede de contatos sobre restaurantes, hotéis e lojas, descrevendo-os. Como a localização é compartilhada, os amigos podem dar dicas de lugares para visitar no local.

Por enquanto, o site tem alguns obstáculos para superar -– como o número de participantes, atualmente em 100 mil. Outro problema é a privacidade. “Há dúvidas em relação à privacidade em todos os sistemas”, afirma Naaman. “Há um risco óbvio em compartilhar sua localização com outras pessoas na web”. Ele afirma que melhores práticas para o sistema devem ser estabelecidas para que as pessoas saibam o quanto podem se expor.

Em relação à privacidade, Petersen afirma que os usuários podem determinar se suas localizações estarão disponíveis apenas para os amigos — como as pessoas precisam colocar os dados manualmente, é uma escolha consciente. Ele adiciona que ainda é preciso deixar o site mais amigável. Nos próximos meses, por exemplo, as pessoas poderão começar a atualizar sua localização através do e-mail.

Com informações de G1.