Categorias

Rede social Sonico monta escritório no Brasil

Sonico agora no Brasil
Argentina Sonico terá 12 funcionários para vender publicidade e ajudar na adaptação da rede no país onde tem maior participação na América Latina.

A rede social argentina Sonico estabeleceu uma operação no Brasil com a contratação do executivo Alexandre de Freitas como diretor geral e pretende abrir seu escritório em São Paulo “nas próximas semanas”.

Com passagem pelo cargo de diretor geral do HowStuffWorks no Brasil e por diretorias do UOL, Alexandre afirmou que o escritório da Sonico ficará no Morumbi, em São Paulo, e abrigará 12 funcionários.

A operação nacional se concentrará tanto na comercialização de publicidade nacional (metade da equipe brasileira se dedicará ao comercial) como na localização e adaptação das ferramentas para o Brasil, processo já realizado pelo escritório argentino.

Até então, a venda de publicidade nacional no Sonico era feito por meio de parceria publicitária com a Permission.

A rede defende o “conceito de organizar a vida online (do usuário) e, por isto, montamos este perfil profissional que já existe dentro do Sonico e (rivais como) Orkut e Facebook não têm. Queremos trabalhar fortemente junto às empresas” no Brasil, afirmou o executivo em entrevista ao IDG Now!.

Em dezembro de 2008, o fundador da Sonico, Rodrigo Teijeiro, havia prometido a operação nacional ainda em 2009, impulsionada pela adoção da rede social no Brasil. Na época, a consultoria Ibope Nielsen Online contabilizava 6,6 milhões de usuários únicos em dezembro.

Segundo dados da rede social, o Brasil é o líder de participação na América Latina entre os cerca de 42 milhões de usuários do Sonico, com 8,6 milhões de brasileiros cadastrados. O México aparece em segundo lugar, com 7,1 milhões de usuários, seguido pela Colômbia (5 milhões), Peru (3,7 milhões) e Argentina (3,3 milhões).

Os números do Ibope referentes ao mês de setembro de 2009 afirmam que 2,2 milhões de brasileiros acessaram o Sonico, seja em ambiente doméstico ou corporativo, o que faz com que o serviço argentino empate com o MySpace no número mensal de visitantes únicos.

A Copa do Mundo da África do Sul também será alvo de movimentações nacionais da Sonico. “Como o Brasil é um país com muita afinidade no futebol, pretendemos anunciar aplicações relacionadas ao futebol e à Copa para podermos criar ‘buzz’ sobre a rede social”, revela Alexandre.

O Sonico se torna a segunda rede social a ter uma operação ativa no Brasil, além do Orkut, cuja operação mundial passou para o centro de desenvolvimento do Google em Belo Horizonte em agosto de 2008.

Escritório Sonico em Buenos Aries

O MySpace tinha uma operação brasileira, encerrada em junho de 2009 por estratégia da News Corp., que fechou quatro escritórios regionais pelo mundo e diminuiu de 450 para 150 o número de funcionários internacionais. O gerenciamento do MySpace no Brasil passou para a Fox International Channels (FIC).

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, visitou o País em agosto e revelou que o número de brasileiros inscritos na rede social dobrou em três meses, atingindo 1,3 milhões de usuários.

Zuckerberg disse que, caso o Brasil mantenha o mesmo ritmo de crescimento na base de usuários, o Facebook poderá abrir uma subsidiária no País. Não há, no entanto, prazos ou planos oficiais para a operação nacional.

Com informações de IDGNow.