Categorias

Relatório: Xiaomi ultrapassa Samsung e se torna maior vendedora de smartphones na China

A fabricante de smartphones Xiaomi vem chamando atenção depois de vários relatórios de analistas apontarem seu rápido, e inusitado, crescimento no mercado.

Agora, outra empresa de pesquisas, a Canalys, ofereceu ainda mais evidências de que a Xiaomi realmente está crescendo: Segundo a Canalys, durante o segundo trimestre de 2014, a gigante registrou uma participação de mercado de 14% na China, ultrapassando até mesmo a Samsung em termos de volume de smartphones.

A Canalys chamou o marco de uma “conquista fenomenal” para Xiaomi e relacionou seu sucesso aos “produtos atrativos e preços agressivos, com foco principalmente em recursos de software e serviços MIUI relevantes, apoiado pelo marketing bem orientado”.

Canalys-China-1

O relatório aponta também que a China manteve-se como o maior mercado de smartphones do mundo no segundo trimestre de 2014, respondendo por 37% dos embarques globais, ou 108,5 milhões de unidades.

Embora perca para a Xiaomi na China, a Samsung ainda manteve sua posição no topo a nível mundial, com uma participação de 26%, embora a Canalys note que essa foi a “menor participação global em dois anos e meio” da gigante. A Apple ficou em segundo lugar com uma quota de 12%.

Canalys-Worldwide-1

Devido ao forte crescimento da Xiaomi na China, a empresa tabém entrou no top cinco das maiores fornecedoras globais de smartphones, representando uma participação de 5%. Isto está de acordo com uma pesquisa feita pela Strategy Analytics, que constatou que a Xiaomi conseguiu entrar no clube dos cinco pela primeira vez na história.