Categorias

Robô de telepresença simula movimentos realizados pelo operador

O conceito de telepresença é antigo na ficção-científica e agora pesquisadores japoneses da Universidade de Tóquio aperfeiçoaram um robô que simula os movimentos realizados pelo seu operador.

Batizado de Jaxon, em homenagem ao astro Michael Jackson, o robô foi projetado para ser utilizado em operações de resgate em áreas inóspitas e pode ser comandado usando controles de Realidade Virtual.

Usando os sensores de um HTC Vive, o sistema captura com infravermelho o corpo inteiro do operador e transmite essas informações para o robô que repete os mesmos movimentos executados. O programa embutido na unidade traduz as instruções de acordo com as capacidades e limitações do robô, suavizando movimentos bruscos e desacelerando os muito rápidos, para manter o equilíbrio seguro. Confira o vídeo:

Apesar de sua aparição pública remontar aos desafios do DARPA desde 2015, Jaxon segue como um protótipo para o desenvolvimento de tecnologias, sem nunca ter sido utilizado em uma situação real. O objetivo dos pesquisadores por enquanto é melhorar seu funcionamento, reduzir seu peso e capacitá-lo para operar em ambientes e situações próprias para humanos, subindo escadas e abrindo maçanetas.

Com um capacete de Realidade Virtual, no futuro, o operador poderia visualizar o local onde o robô se encontra e comandá-lo remotamente como se estivesse lá. “Eventualmente, nossa meta é realizar tudo que humanos podem fazer, através de um robô humanóide”, declarou Ishiguro Yasushiro, um dos cientistas envolvidos no projeto.