Robô de telepresença simula movimentos realizados pelo operador
O conceito de telepresença é antigo na ficção-científica e agora pesquisadores japoneses da Universidade de Tóquio aperfeiçoaram um robô que simula os movimentos realizados pelo seu operador.
Batizado de Jaxon, em homenagem ao astro Michael Jackson, o robô foi projetado para ser utilizado em operações de resgate em áreas inóspitas e pode ser comandado usando controles de Realidade Virtual.
Usando os sensores de um HTC Vive, o sistema captura com infravermelho o corpo inteiro do operador e transmite essas informações para o robô que repete os mesmos movimentos executados. O programa embutido na unidade traduz as instruções de acordo com as capacidades e limitações do robô, suavizando movimentos bruscos e desacelerando os muito rápidos, para manter o equilíbrio seguro. Confira o vídeo:
Apesar de sua aparição pública remontar aos desafios do DARPA desde 2015, Jaxon segue como um protótipo para o desenvolvimento de tecnologias, sem nunca ter sido utilizado em uma situação real. O objetivo dos pesquisadores por enquanto é melhorar seu funcionamento, reduzir seu peso e capacitá-lo para operar em ambientes e situações próprias para humanos, subindo escadas e abrindo maçanetas.
Com um capacete de Realidade Virtual, no futuro, o operador poderia visualizar o local onde o robô se encontra e comandá-lo remotamente como se estivesse lá. “Eventualmente, nossa meta é realizar tudo que humanos podem fazer, através de um robô humanóide”, declarou Ishiguro Yasushiro, um dos cientistas envolvidos no projeto.
Você pode se interessar

Como cortar texto sem usar uma linha de script
Carlos L. A. da Silva - 11 de janeiro de 2021Conheça o poder da propriedade text-overflow no CSS e nunca mais edite strings no braço.

Como começar a programar
Carlos L. A. da Silva - 7 de janeiro de 2021Então, você quer entrar nessa vida? A decisão é sua, mas nós podemos te ajudar com os primeiros passos.

Como cancelar qualquer conta online para sempre
Carlos L. A. da Silva - 30 de dezembro de 2020Que tal fazer uma limpeza nas suas contas inativas ou finalmente largar aquela rede social que só dá desgosto?
Mais publicações




Deixe um Comentário