Categorias

Robô estaciona carros em aeroporto francês

Procurar vaga no estacionamento e depois ainda ter que encontrar o carro novamente poderão ser coisas do passado graças à startup francesa Stanley Robotics.

A empresa desenvolveu uma solução automatizada onde um robô levanta o carro sobre uma plataforma, o coloca na melhor vaga disponível e depois o devolve quando o usuário for embora.

O sistema já foi implementado com sucesso no aeroporto Charles-de-Gaulle, em Paris. Com a estratégia, o usuário ganha tempo e conforto, enquanto as vagas são administradas com maior eficiência. Motoristas que irão se ausentar por mais tempo, por exemplo, podem ter seus carros posicionados nas vagas mais distantes e carros ainda podem ser ordenados em fila dupla, sem risco de problemas. Quando o usuário retorna ao aeroporto para pegar o carro, o robô é acionado previamente para recuperar o veículo na hora certa. Confira o vídeo:

O sistema levou anos para ser implementado e foi testado para funcionar com qualquer tipo de carro. O motorista nem mesmo precisa deixar as chaves no serviço, uma vez que o robô Stan é capaz de levantar o veículo inteiro e transportá-lo sozinho, cuidadosamente. De acordo com a startup, a utilização de uma solução robótica é mais econômica do que a ampliação ou construção de novos estacionamentos para acomodar o crescimento do número de usuários.

O sucesso do projeto no Charles-de-Gaulle rendeu uma nova rodada de investimentos para a Stanley Robotics, no valor de US$4 milhões e a startup pretende utilizar o valor para expandir seu serviço para outros aeroportos ao redor do mundo.