Categorias

Robôs respondem por 61% de todo o tráfego da Internet

Visita muito o Facebook, YouTube ou o Mega? Não faz diferença: de acordo com uma pesquisa realizada pela Incapsula, 61,5% de todo o tráfego da Internet não é gerado por seres humanos. No ano passado, robôs representaram 51% dos acessos.

Foram monitorados mais de 20 mil sites durante 90 dias e o resultado impressiona: 1.45 bilhão de acessos foram realizados por robôs. Felizmente, embora alguns deles sejam maliciosos, capazes de roubar dados ou postar anúncios de spam, a Incapsula garante que houve uma queda de 75% nas atividades deste tipo de sistema automatizado. Ferramentas típicas de hackers, como aquelas usadas para plantar malware ou sequestro de sites, tiveram uma redução de 10% em seu uso.

O verdadeiro crescimento esteve no campo dos robôs “benignos”, como buscadores, sistemas de análises e arquivadores. Segundo os analistas da Incapsula, serviços legítimos estariam recorrendo com mais frequência para robôs para prospectar dados na web. Isso explicaria a capacidade de mecanismos de busca de apresentar resultados de notícias quase instantaneamente. A contrapartida é o aumento nos custos de servidores, que precisam lidar com este aumento no número de requisições.