Categorias

Rumor: Apple Music pode mudar ainda em Junho

De acordo com fontes do Bloomberg, a Apple está planejando grandes mudanças para o serviço Apple Music ainda em Junho.

A empresa estaria querendo repaginar tudo no serviço de streaming de música para ampliar a base de usuários e a capacidade de retenção de novos assinantes.

Atualmente com cerca de 13 milhões de usuários, o Apple Music tem sido alvo de reclamações sobre a complexidade de sua interface, em comparação com a de seus concorrentes. Esse seria um dos pontos a serem alterados no próximo mês, em uma espécie de relançamento do serviço. O novo visual e uma série de novas funcionalidades seriam revelados durante o evento da empresa Worldwide Developers Conference (WWDC).

Desde sua estreia, há um ano atrás, o Apple Music não teve nenhuma mudança significativa e a Apple dedicou boa parte desse tempo na consolidação do serviço e na correção de bugs. Mas fontes próximas ao serviço de streaming de música garantem que vem novidades por aí. Estariam nos planos da empresa uma interface mais intuitiva, uma maior integração entre seus sistemas de download e transmissão, assim como uma expansão nos serviços de rádio agregados.

Apesar de ter entrado com atraso no mercado de streaming, a Apple parece determinada a recuperar o tempo perdido. Entretanto, o Bloomberg também relata atritos administrativos nos bastidores do Apple Music, principalmente protagonizados por Jimmy Iovine, produtor musical e executivo do Beats, adquirido pela Apple no passado. Iovine teria muito poder na indústria musical e estaria atropelando a hierarquia da empresa, muitas vezes negociando contratos com artistas em paralelo sem avisar à Apple.

A falta de entrosamento entre executivos do iTunes e do Apple Music também seria um outro obstáculo para o crescimento do serviço. Atualmente, o faturamento do iTunes é muito superior ao do serviço de streaming, mas está estagnado no mesmo patamar há tempo demais, enquanto a empresa acredita que o Apple Music ainda possui um grande potencial para o futuro.