Categorias

Rumor: carro autônomo do Google pode ser o próximo rival do Uber

A divisão de carros autônomos do Google será transformada em uma empresa separada, que poderá explorar comercialmente a tecnologia com um serviço de caronas pagas.

A informação veio do Bloomberg, que garante que os planos estão em andamento e a nova empresa estará vinculada diretamente à Alphabet, a mega-empresa que responde por todas as atividades do Google.

Uma vez por conta própria, a nova empresa não irá mais depender dos recursos do Google e terá que adotar um modelo de negócios para seguir operando. Com uma frota de veículos de diferentes tamanhos, o Bloomberg informou que a empresa deverá começar seu serviço de transporte pago de forma tímida, em pequenas áreas como campuses, bases militares ou estacionamentos de corporações.

Modelo de auto-condução do Google
Modelo de auto-condução do Google

Limitando sua área de atuação será mais fácil programar rotas e comportamentos para os veículos autônomos, que ainda estão em fases de testes e talvez não possam encarar de imediato as condições reais de trânsito de uma cidade grande.

A concorrência com o Uber pode acontecer no futuro, mas os limites entre as empresas é mais tênue do que parece. O Google é um dos principais investidores do Uber através do Google Ventures e a criação de um serviço de carros autônomos pode parecer uma contradição. Por outro lado, o Uber também possui uma divisão de pesquisas de veículos inteligentes e já revelou que seus planos para o futuro incluem a substituição de todo seu quadro de motoristas humanos.

Oficialmente, o Google não se manifestou sobre a reportagem do Bloomberg.