A divisão de carros autônomos do Google será transformada em uma empresa separada, que poderá explorar comercialmente a tecnologia com um serviço de caronas pagas.
A informação veio do Bloomberg, que garante que os planos estão em andamento e a nova empresa estará vinculada diretamente à Alphabet, a mega-empresa que responde por todas as atividades do Google.
Uma vez por conta própria, a nova empresa não irá mais depender dos recursos do Google e terá que adotar um modelo de negócios para seguir operando. Com uma frota de veículos de diferentes tamanhos, o Bloomberg informou que a empresa deverá começar seu serviço de transporte pago de forma tímida, em pequenas áreas como campuses, bases militares ou estacionamentos de corporações.
Limitando sua área de atuação será mais fácil programar rotas e comportamentos para os veículos autônomos, que ainda estão em fases de testes e talvez não possam encarar de imediato as condições reais de trânsito de uma cidade grande.
A concorrência com o Uber pode acontecer no futuro, mas os limites entre as empresas é mais tênue do que parece. O Google é um dos principais investidores do Uber através do Google Ventures e a criação de um serviço de carros autônomos pode parecer uma contradição. Por outro lado, o Uber também possui uma divisão de pesquisas de veículos inteligentes e já revelou que seus planos para o futuro incluem a substituição de todo seu quadro de motoristas humanos.
Oficialmente, o Google não se manifestou sobre a reportagem do Bloomberg.