Categorias

Samsung anuncia tela orgânica ultrafina de 31 polegadas

Monitor Oled tem 4,3 centímetros de espessura
A fabricante sul-coreana de telas Samsung anunciou nesta quinta-feira (27) que desenvolveu uma tela orgânica ultrafina, intensificando a corrida mundial pelos dispositivos que podem ameaçar o domínio do plasma e do cristal líquido (LCD).

O anúncio da Samsung acontece depois que a Sony começou a vender em novembro uma tela de 11 polegadas com diodos orgânicos emissores de luz (tecnologia conhecida como Oled). A companhia japonesa já revelou um protótipo de 27 polegadas.

Os fabricantes de telas estão cada vez mais apostando nas telas Oled de matriz ativa (AM-Oled) como mecanismo de impulso de seu crescimento porque elas são capazes de exibir imagens mais brilhantes com menos consumo de energia.

A Samsung informou que seu módulo de 31 polegadas tem apenas 4,3 milímetros de espessura – um décimo da tela LCD típica. O protótipo também vai consumir menos da metade da eletricidade consumida por uma tela LCD de 32 polegadas.

O tempo de vida útil da tela AM-Oled é de 35 mil horas, a melhor performance entre aparelhos semelhantes, segundo a companhia sul-coreana.

Ainda protótipo
Representantes da Samsung não informaram quando a tela de 31 polegadas começará a ser reproduzida em massa, afirmando que a decisão depende dos planos dos fabricantes de TVs.

Mas eles informaram que a Samsung Electronics, maior fabricante mundial de televisores de cristal líquido (LCD), vai exibir um protótipo de aparelho de 31 polegadas durante a mostra Consumer Electronics Show, em Las Vegas (Estados Unidos), de 7 a 10 de janeiro de 2008.

A Samsung também está planejando produção em massa em 2008 de telas de 14 polegadas, disse Yoo Eui-jin, diretor da equipe AM-Oled da companhia.

Embora o executivo não tenha informado as companhias que usarão as telas AM-Oled em seus aparelhos, ele disse que uma série de fabricantes demonstraram interesse na tecnologia.

Apesar de pequenas telas AM-Oled já serem utilizadas em celulares e tocadores de mídia digital sofisticados, grandes modelos são mais difíceis e mais caros de se produzir. Os envios de TVs Oled de 11 polegadas da Sony têm sido limitados a 2 mil unidades por mês.

Com informações de G1.