Categorias

Seringueiro Chico Mendes é homenageado em doodle do Google

Quem visitar o endereço nacional do Google hoje verá uma homenagem do mecanismo de busca ao seringueiro e ativista da proteção da Amazônia Chico Mendes.

Mendes completaria 71 anos nessa terça-feira, se não tivesse sido assassinado em 1988 com tiros de escopeta ao sair de casa para tomar banho no chuveiro que ficava nos fundos de sua propriedade.

Chico Mendes entrou para a história como líder sindicalista dos seringueiros e por tentar defender a Floresta Amazônica do desmatamento provocado pela exploração dos latifundiários. Seu posicionamento político lhe rendeu inimigos poderosos, que articulariam sua execução.

doodle

O doodle mostra o seringueiro extraindo a seiva das árvores e os cortes nos troncos formam a palavra GOOGLE. Nascido no Acre, Chico Mendes praticava a extração da seiva desde criança e acreditava que preservar os seringais era fundamental: “No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade”.

Sua morte atraiu notoriedade para a causa que defendia e favoreceu a criação da Reserva Extrativista Chico Mendes, criada na área onde morava. Outras 20 reservas similares àquelas que ele recomendava foram criadas logo depois e juntas hoje cobrem uma área de preservação equivalente a 32 mil quilômetros quadrados.