Categorias

Serviços de streaming e lojas virtuais derrubaram os índices de pirataria na Austrália

No final das contas, não foi a implementação de medidas draconianas de proteção anti-cópia ou a ação das autoridades policiais que derrubaram os índices de pirataria. Foi a legalidade.

Um levantamento realizado por encomenda para o Departamento de Comunicações do governo da Austrália revelou que a pirataria está em franca queda no país enquanto serviços de streaming e lojas virtuais seguem crescendo.

A mudança de paradigma afeta todos os segmentos do entretenimento: filmes, música, programas de tv e jogos. De uma forma geral, o nível de pirataria na Austrália caiu de 43% de downloads ilegais realizados em 2015 para 39% em 2016, confirmando a tendência de queda. Enquanto isso, serviços legítimos que oferecem acesso ao mesmo conteúdo de forma legal e econômica foram adotados em massa pelos australianos.

Serviços como Spotify e Netflix foram apontados como os responsáveis por esses números. A pesquisa também constatou que subiu a quantidade de consumidores que pagam por conteúdo digital na Austrália: em relação a filmes, por exemplo, o volume de usuários que assinam serviços de streaming subiu de meros 4% para 14% no período de um ano enquanto o valor médio pago pelos interessados em filmes digitais praticamente quintuplicou.

Durante a pesquisa, metade dos entrevistados apontou que o fator mais preponderante para migrarem para a oferta legal de conteúdo foi a conveniência, seguido pela velocidade.  Os resultados deste ano corroboram resultados similares aos do ano passado. Na época, o Primeiro Ministro da Austrália, Malcolm Turnbull deu uma declaração que continua válida: “a ferramenta mais poderosa para os detentores de direitos autorais para combater violações de copyright online é tornar seu conteúdo acessível, em tempo hábil e em conta para os consumidores”.