Categorias

Shadow Brokers soltam novo pacote de arquivos vazados da NSA

O coletivo hacker Shadow Brokers, que alega ter em mãos um arsenal furtado da divisão de espionagem eletrônica da NSA, soltou um novo pacote de arquivos vazados nesse Sábado.

O grupo estava mais quieto desde o fracasso do leilão das informações relacionadas ao Equation Group, a infame elite digital da Inteligência norte-americana.

Segundo uma longa postagem publicada no Medium na conta verificada do Shadow Brokers, as recentes ações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teriam motivado a liberação desse novo lote de ferramentas e exploits. O coletivo hacker se diz decepcionado com as estratégias de Trump, se diz ser formado por seus eleitores e acusa o bilionário de ter se afastado da base que o ajudou a se eleger. No texto, o Shadow Brokers chega a oferecer dicas controversas de como o Republicano poderia recuperar a confiança de seu eleitorado.

Embora as identidades dos componentes do coletivo hacker não tenham sido confirmadas, o grupo negou qualquer envolvimento com a Rússia, embora declare simpatia por seu presidente Vladimir Putin, a quem classifica como “inimigo de meus inimigos” e, consequentemente, um aliado para os interesses de Donald Trump. O Shadow Brokers também declarou que a maioria de seus membros fez o juramento de “proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos contra todos os inimigos estrangeiros e domésticos”.

Apesar da polêmica, o novo pacote de arquivos publicados pelo grupo decepciona por conter vulnerabilidades antigas e pouco úteis, supostamente empregadas pela NSA em ações de espionagem eletrônicas no passado. Seu impacto na comunidade de segurança é mínimo, se comparado com o recente vazamento de estratégias da CIA, divulgado pelo WikiLeaks. Segundo Edward Snowden, entretanto, o Shadow Brokers pode estar prestes a ser identificado, uma vez que a quantidade de informações divulgadas até agora permitiria que a NSA rastreasse a origem do vazamento.