Alguns usuários estão relatando um comportamento bastante estranho por parte da Siri. A assistente pessoal simplesmente se recusa a responder questões relacionadas a música, caso a pessoa não seja assinante do Apple Music.
O serviço, lançado no último mês de Junho, chegou a passou por um período durante o qual parece não ter agradado grande parte dos usuários.
O teste gratuito de 3 meses do Apple Music, entretanto, está chegando ao fim, e nos últimos dias ficamos sabendo que o serviço chegou à marca de 15 milhões de usuários no mundo todo, número que representaria um terço da audiência do Spotify, o atual líder no que diz respeito a streaming de música.
Segundo relatam alguns usuários, a assistente pessoal da Apple está fornecendo respostas no mínimo estranhas às perguntas relacionadas a música, caso o usuário não seja assinante do Apple Music.
Ao ser questionada sobre qual seria a música mais popular nas paradas dos Estados Unidos, Siri estaria respondendo o seguinte:
“Desculpe. Não posso pesquisar as paradas musicais pra você. Parece que você não é assinante do Apple Music“.
Ou seja, pelo que parece, a Siri tem plenas condições de realizar a pesquisa e fornecer as informações solicitadas. No entanto, ela está se recusando simplesmente devido ao fato da pessoa não ser assinante do serviço de streaming de músicas da Apple.
Por outro lado, há também relatos de assinantes que são redirecionados ao aplicativo Apple Music quando fazem perguntas semelhantes, bem como de pessoas que são levadas até a página de aluguel de filmes do iTunes quando perguntam a respeito dos mais alugados.
O que estaria por trás de tais recusas por parte da Siri, uma vez que o serviço parece estar indo muito bem, até mesmo segundo as palavras de Tim Cook? Talvez uma tentativa de reduzir ainda mais a vantagem do Spotify, que teria atualmente 20 milhões de assinantes pagos (contra os 6,5 milhões do Apple Music)?