Categorias

Sistema anti-trapaça da Valve espiona histórico de sites dos jogadores

Segundo o relato de vários jogadores, o sistema anti-trapaça Valve Anti Cheat (VAC) estaria espionando o arquivo de DNS local  dos usuários em busca de provas de visitas a sites suspeitos. Jogadores teriam sido banidos em virtude desta análise.

A denúncia surgiu em um fórum dedicado ao jogo Counter-Strike: Global Offensive (que usa o sistema VAC) e ganhou vulto com diversos relatos similares. O aplicativo leria o conteúdo do cache de DNS do computador, encriptaria o conteúdo e enviaria de volta aos servidores da Valve, que compara os resultados com uma lista de sites suspeitos de oferecer ferramentas de trapaças.

A resposta dos usuários não foi nada positiva em relação a esta possível quebra de privacidade. Já há quem acuse o VAC de ter se tornado um spyware. Na prática, o método aparentemente adotado de identificar trapaceiros pode prejudicar jogadores legítimos. Mesmo uma imagem armazenada em um site suspeito, se puxada através de outro site sem qualquer relação com trapaças pode acusar no cache de DNS e produzir banimentos.

vac
A famigerada mensagem de banimento

Até o momento, a Valve não se pronunciou oficialmente sobre a denúncia. Mas existe uma cláusula na política de privacidade da empresa que especifica que ela pode coletar “informações pessoalmente identificáveis”, mas se compromete a não compartilhar estes dados com terceiros.

Atualmente, existem mais de 60 jogos que utilizam o sistema VAC. Recentemente, Rust, um destes jogos, atravessou uma grande onda de banimentos de supostos trapaceiros.