Categorias

Sistema de Cloud SQL do Google está 10 vezes mais rápido

Google Cloud SQL recebeu um grande update

O Google anunciou um update maior para a Cloud SQL, que, como diz o nome, é uma base de dados em MySQL hospedada na nuvem do Google. As vantagens são um espaço de armazenamento 10 vezes maior, visualizações e gravações mais rápidas, integração com os scripts do Google Apps e uma forma de experimentar esses serviços em um período de 6 meses de testes.

A primeira vantagem é o espaço de armazenamento, que subiu de 10 para 100GB. As visualizações se tornaram mais rápidas, desde que o tamanho máximo das instâncias foi aumentado para 16GB, quadruplicando a quantidade de dados que podem ir para o cache. A velocidade de gravação de informações também aumentou, desde que o Google adicionou um sistema de réplicas assíncronas.

A integração com os aplicativos do Google também facilitam. De uma forma mais simples, a junção significa que agora é possível publicar e compartilhar seus dados com o Google Planilhas, adicionar dados para sua página no Google Sites e criar formulários no Google Formulários.

Por último, o Google disponibilizou um trial gratuito desses serviços até junho de 2013, mas com apenas 0,5 GB de armazenamento.

A justificativa do Google para as modificações foi de aumentar a velocidade. De qualquer forma, agora o Google oferece um serviço de MySQL que promete uma boa ajuda na questão de velocidade.