Categorias

Sistema de login do Facebook está sendo sequestrado na China

Nos últimos três dias, o Facebook vem sofrendo um ataque na China e muitos estão suspeitando que o governo chinês está por trás da situação.

Acredita-se que o governo interceptou o módulo de Javascript do recurso de login da rede social, chamado de Facebook Connect, que permite que terceiros autorizem logins de usuários através de uma aba em seus sites.

O ataque faz com que sites usando o Facebook Connect redirecionem para uma página de terceiros e não para o login na rede. A mídia local em Pequim vem escrevendo sobre o problema desde domingo e usuários estão reclamando sobre a situação no Twitter, mas o Facebook ainda não falou sobre a situação.

internet-china

Qualquer página com um botão Facebook Connect na China está redirecionando para dois locais: wpkg.org e ptraveler.com, um projeto de software open source e um blog de viagem pessoal, respectivamente.

Em março, o GitHub sofreu com um problema semelhante por causa de conteúdo publicado através do serviço, mas eventualmente voltou ao normal.

A razão por trás desse sequestro em particular ainda não é conhecido. O próprio Facebook é oficialmente bloqueado na China há anos, embora a censura tenha relaxado um pouco nos últimos tempos.