Categorias

Site de downloads eMusic é posto à venda

eMusic, empresa de download de músicas
Segundo o The Register o site possui um volume de vendas em torno de US$ 70 milhões e 400 mil assinantes.

O eMusic foi lançado em 1995 como uma loja de venda de CDs. Em 2000, o site abriu o primeiro serviço de assinatura de download de música. Desde então, o site americano expandiu-se para Europa e Canadá e vendeu mais de 300 milhões de downloads.

Originalmente, o site oferecia downloads ilimitados de MP3 e, em 2003, sofreu uma reestruturação e passou a adotar a política de que todos os seus downloads não teriam DRM (proteção contra cópia das músicas). A medida irritou as grandes gravadoras, que se inicialmente se recusaram a negociar com a empresa – apenas no ano passado as conversas entre as partes foram retomadas.

Stein disse ao New York Post que “se uma oferta que ‘adicione valor’ aos investimentos dos acionistas for feita, nós abriremos nossos ouvidos a ela”. Mas o jornal acha que o movimento da eMusic não faz sentido. A mudança indicaria uma migração da eMusic para o mercado de streaming; entretanto, a empresa de downloads fatura US$ 70 mi por ano e tem lucro sobre essa receita, enquanto a Spotify, de streaming, acumula seguidos prejuízos e não está mais aceitando novas inscrições.

Com informações de Geek.