Categorias

Site falso imita Reclame Aqui e usa o Google para tentar instalar malware

A equipe do site Reclame Aqui descobriu ontem um domínio parecido que está usando o Google para confundir usuários e tentar instalar um malware em suas máquinas.

De acordo com o comunicado publicado no verdadeiro Reclame Aqui, o site falso investiu em um link patrocinado para aparecer em destaque em pesquisas realizadas no Google com os termos “Reclame Aqui”. Com o domínio www.reclameaqui.info, o site dos golpistas tenta instalar uma suposta atualização do Java na máquina de suas vítimas.

O malware uma vez instalado, faz o redirecionamento da vítima para o site verdadeiro, camuflando sua instalação.

O comunicado informa como se prevenir deste tipo de ataque, conhecido como phishing, usando “duas dicas muito importantes para os consumidores: o domínio verdadeiro do Reclame AQUI é www.reclameaqui.com.br; o Reclame AQUI não requer instalação de qualquer software para uso do site”.

reclame
Site falso em ação.

Após o alerta, o site falso foi tirado do ar. O Reclame Aqui pede a ajuda dos usuários para diagnosticar e prevenir esse tipo de problema: “se você flagrar qualquer site fazendo mau uso dos serviços, denuncie. Você pode postar uma reclamação ou enviar e-mail para [email protected]”.