Categorias

Sites populares questionam IETF: onde estão os usuários IPv6

IP(V6)
Onde estão os usuários? É o que os sites populares, incluindo Yahoo, Google e Facebook, estão perguntando à comunidade de engenharia da Internet quando são questionados sobre os seus planos de longo prazo para implementar o IPv6.

Esses sites populares – e dezenas de milhares de outros – participaram com sucesso do bem-sucedido teste de 24 horas do IPv6 em 8 de junho, denominado Dia Mundial do IPv6. Patrocinado pela Internet Society, o Dia Mundial do IPv6 foi um experimento de grande escala projetado para testar a prontidão de IPv6 para substituir o IPv4, que tem sido o principal protocolo de Internet de comunicações desde a sua criação, há 40 anos.

Os maiores players da internet estão fornecendo uma análise detalhada sobre suas experiências no Dia Mundial do IPv6 e estão discutindo os próximos passos para a implementação do IPv6 em uma reunião da Internet Engineering Task Force (IETF) que está sendo realizada.

O que é evidente na reunião IETF é uma mudança de foco no debate IPv6. A comunidade de engenharia da Internet parece estar aumentando a pressão sobre ISPs, provedores de banda larga residencial particularmente, para permitir que o IPv6 para usuários domésticos seja o próximo passo para a implantação do IPv6.

“O foco é absolutamente nas redes de acesso”, disse Russ Housley, presidente do IETF. “O Dia Mundial do IPv6 mostrou que as pessoas que queriam participar a partir de casa não conseguiram apoio de seus provedores de serviços. Eles tiveram que criar seus próprios acessos, e o usuário médio não tem o conhecimento para fazer isso.”

O Yahoo disse que implantou servidores proxy dual-stack IPv6/IPv4 em sete locais em todo o mundo e criou uma infra-estrutura especial para melhorar o desempenho do protocolo de encapsulamento 6to4 para o dia do teste.

No World IPv6 Day, o IPv6 do Yahoo serviu de conteúdo para mais de 2,2 milhões de usuários, representando um pico de 0,229% do tráfego total, em 30 diferentes sites filiados ao Yahoo. O Yahoo saudou o evento como um sucesso, mas desativou o suporte ao IPv6 após o evento.

Da mesma forma, o Facebook serviu de conteúdo para mais de 1 milhão de usuários IPv6 no World IPv6 Day. Mas isso representou apenas uma pequena fração – 0,2% – dos usuários do Facebook.

“Há algumas pessoas que são muito, muito apaixonadas pelo IPv6 … mas é difícil para a maioria entender”, disse o membro da equipe de engenharia de rede do Facebook, Donn Lee,. “É muito mais um conceito de ‘Minha conexão com a Internet foi estabelecida’. É com isso que o usuário se preocupa. Ele não se preocupa se é IPv6 ou IPv4. ”

A IETF criou o IPv6 uma década atrás, porque a Internet está prestes a ficar sem endereços usando IPv4. Os endereços livres de IPv4 expiraram em fevereiro. O American Registry for Internet Numbers (ARIN), que distribui os endereços IP para operadoras de rede na América do Norte, diz que vai esgotar seu suprimento de endereços IPv4.

O IPv4 utiliza endereços de 32 bits e pode suportar 4,3 bilhões de dispositivos conectados diretamente à Internet, mas IPv6 utiliza endereços de 128 bits e pode conectar um número virtualmente ilimitado de dispositivos: o número 2 elevado à potência 128. O IPv6 tem a promessa de ser mais rápido, menos dispendioso com serviços Internet. Uma alternativa é prolongar a vida do IPv4 usando Network Address Translation (NAT) dispositivos.

Um grande obstáculo para a implantação do IPv6 é sua incompatibilidade com o IPv4. Isso significa que operadores de sites têm de atualizar seus equipamentos de rede e software para suportar o tráfego IPv6.

Os participantes do IETF concordam que o Dia Mundial do IPv6 foi um sucesso em termos de fixação de um prazo para os provedores de conteúdo e em de incentivos para toda a indústria de Internet em relação ao Ipv6.

O Dia Mundial do IPv6 certamente estimulou um grande número de organizações a implementarem o IPv6, mesmo em fase de testes “, disse a diretora de tecnologia da Internet Society, Leslie Daigle. “Nós não vimos nenhuma ruptura em larga escala. No geral, foi um sucesso.”

Mais da metade dos sites participantes, incluindo provedores de conteúdo como o YouTube e fornecedores como Check Point, teve uma experiência tão boa com o IPv6 que o deixou ligado após o fim do teste.

“Começamos recebendo perguntas de nossos clientes sobre o Dia Mundial do IPv6. Essa foi a motivação para nós”, disse Bob Hinden, da Check Point. “Nossa equipe ficou apreensiva … mas acabou não sendo tão difícil. … Para empresas como nós, eu acho que você pode mudar [para IPv6] e deixá-lo.”

Apesar da experiência da Check Point, alguns dos maiores sites – inclusive Google, Yahoo ou Facebook – deixaram o IPv6 após terminar o evento.

A maioria fez isso, porque ainda têm softwares de apoio para ajustar e testes de rede para fazer antes de se sentirem confortáveis em executar o novo protocolo no modo de produção.

“Certificar-se em relação a todas as nossas ferramentas de back-end e entender o IPv6 é o maior esforço para nós”, disse Lee. “Também vimos que não há nada a temer copm a mudança para o IPv6. Ele funciona e está pronto para ser implementado. Não foi tão difícil de fazer.”

Agora que os sites populares têm demonstrado que o Ipv6 funciona, a comunidade de engenharia da Internet está chegando à conclusão de que o principal problema de implementação do IPv6 não é a falta de conteúdo, mas a falta de usuários para visualizá-lo.

Apesar do sucesso do Dia Mundial do IPv6, a grande maioria do tráfego de Internet – 99,98% – permanece no IPv4. Esta realidade torna difícil para os provedores de conteúdo justificarem gasto de tempo de engenharia e dólares no IPv6 até que o novo padrão represente pelo menos 1% de todo o tráfego Internet.

Um exemplo foi a experiência da Microsoft, que permitiu o IPv6 em três websites – www.bing.com, www.xbox.com e www.microsoft.com – para o Dia Mundial do IPv6. O engenheiro de rede da Microsoft, Christopher Palmer, disse que os usuários IPv6 representaram 0,46% dos visitantes destes sites.

“O IPv6 foi mais fácil do que esperávamos. … Nossa [rede de distribuição de conteúdo] foi realmente entregue”, disse Palmer. Mas ele enfatizou que a Microsoft viu menos de 0,5% de seus usuários com IPv6 ativado. “Dois milhões de usuários IPv6 não é escalável … Nós realmente precisamos chegar a 1% do tráfego”.

Palmer disse que a experiência positiva da Microsoft no Dia Mundial do IPv6 tirou o medo do departamento de TI em relação à implementação do IPv6. Na verdade, a Microsoft tem o IPv6 habilitado em dois de seus websites: www.zune.net e www.marketplace.xbox.com.

“Operacionalmente, nós estamos confiantes de que podemos implantá-lo rapidamente”, disse Palmer. “Nosso maior problema para levar o Ipv6 para nossos sites é o acesso.”

A Cisco foi a única empresa a relatar mais de 1% do seu tráfego no Dia Mundial do IPv6. O engenheiro da empresa, Mark Townsley, disse que 1,11% do tráfego em IPv6 www.cisco.com ocorreu durante o período experimental de 24 horas. Ele atribuiu isso ao fato de que os clientes da Cisco representam “uma importância maior de interessados em IPv6 do que a grande maioria de usuários.”

“Vai ser uma transição longa e lenta para redes de acesso”, concorda Housley. “Pelo menos agora há algum conteúdo para ver e usuários que não podem obter endereços IPv4. Housley disse que provedores de banda larga, tais como Comcast, Verizon, Time Warner e Cox, estão fazendo progressos na implementação do IPv6 para clientes residenciais nos Estados Unidos.

“Cada um tem feito um esforço significativo “, disse Housley. “Considerando um ano a partir de agora, todos deverão ser ter repassados seus pilotos e executados seus lançamentos. Globalmente, poderíamos passar a marca de 1% ao ano a partir de agora, mas os EUA estão atrasados.”

O engenheiro de rede do Google, Lorenzo Colitti, explicou o papel que os ISPs indivualmente desempenham na condução do tráfego IPv6, tais como o ISP França Livre, que começou a implantação do IPv6 em 2007, e os japoneses ISP KDDI, recém-convertido para o IPv6.

“A adoção do IPv6 é muito plana. É 0,3%”, disse Colitti. “As maiores parte adesões ao IPv6 vem de duas redes na França e no Japão …. O KDDI deu IPv6 a 15% de seus usuários em cinco semanas, apenas para o Dia Mundial do IPv6. Um ISP, por si só, fez uma diferença significativa na a adoção de IPv6 no Japão “.

O Google tem sido um líder na adoção de IPv6, atendendo 60% das habilitações do IPv6 na Internet com serviços como o YouTube, Voz, Talk, Google Analytics e Adwords. “Há muito poucos serviços do Google que não estão disponíveis em IPv6”, disse Colitti.

Mas mesmo Colitti admite que a visão global de provedores de conteúdo sobre o IPv6, neste momento é: “Mostre-me os usuários, e eu vou ligá-lo”

Com informações de Network World.