Categorias

Sobreviventes de terremoto no Nepal ganham suporte da Apple, Google, Facebook e outros

Gigantes como Apple, Google, Facebook e Twitter estão mostrando seu apoio e ajuda aos sobreviventes do terremoto que atingiu o Nepal nesse fim de semana.

A Apple lançou uma parceria com a Cruz Vermelha Americana, pedindo aos usuários que doem dinheiro através da iTunes Store para os esforços de socorro. A gigante diz que 100% das doações serão feitas para organização, que irá ajudar sobreviventes no lugar.

Já o Twitter está ajudando a levantar fundos através de organizações sem fins lucrativos, incluindo a UNICEF, e o Facebook ativou o recurso de verificação de segurança, permitindo que usuários nas áreas afetadas avisem que estão seguros. “Quando desastres acontecem, as pessoas precisam saber se seus entes queridos estão seguros”, escreveu Zuckerberg no sábado.

google-terremoto-nepal
Diretor de privacidade do Google morreu durante o terremoto

Enquanto isso, o Google, que perdeu um de seus engenheiros no terremoto, lançou o recurso Person Finder para ajudar as pessoas a determinarem quem está seguro. Usuários podem dizer se estão “procurando alguém” ou “têm informações a respeito de alguém”. A empresa também reduziu a cobrança para chamadas internacionais no Nepal e doou US$ 1 milhão para ajudar a reparar o país.

Dan Fredinburg, o diretor de privacidade do Projeto X, estava entre os 17 alpinistas que morreram quando uma avalanche atingiu o Monte Everest depois do terremoto. Sua morte foi confirmada pelo Google, que indicou que três outros funcionários também estavam na montanha, mas estão todos seguros, esperando para voltar para casa.

“Infelizmente, perdemos um dos nossos próprios nessa tragédia. Dan Fredinburg, um membro de longa data da equipe de privacidade de Mountain View, estava no Nepal com outros três Googlers, escalando o Monte Everest. Ele faleceu”, disse Lawrence You, do Google.

“Nossos pensamentos estão com o povo do Nepal, e com a família e amigos de Dan durante este tempo terrível”, finalizou.