Parece que a Sony pode estar estreitando seu foco um pouco: de acordo com relatórios do Wall Street Journal, Reuters e Nikkei, a empresa está pensando em vender a sua divisão de computadores VAIO a um fundo de investimento japonês.
A Sony ainda manteria uma pequena participação no empreendimento, continuando a operar em lugares onde a marca é bem conhecida (como no Japão), mas sairia do mercado na maioria dos países.
Enquanto a venda para o fundo Japan Industrial Partners ainda não é um negócio fechado, parece que ele poderia ser oficial até o final de março. O que resultaria na empresa perdendo dinheiro em seu ano fiscal pela primeira vez em dois anos. Quanto aos mais de 1.000 funcionários que atualmente são dedicados à divisão da VAIO, a maioria iria ser usada pelo comprador ou transferida para outras partes da Sony.
Os rumores vêm junto de uma tentativa da Sony para recuperar a reputação de inovação que teve na década de 1990. A empresa foi uma presença ainda maior na CES 2014 que o habitual, com uma série de produtos inovadores e incomuns em exposição. A Nikkei informa que a gigante quer continuar investindo no mercado de smartphones e consoles e que acabar com a divisão VAIO iria ajudar a facilitar essa iniciativa.
A Sony reconheceu os relatórios, mas se recusou a negá-los: “A Sony não fez nenhum anúncio a esse respeito”, diz um comunicado divulgado hoje.