Categorias

Sozinho, vírus responde por 65% dos ataques

Os códigos maliciosos que se hospedam em páginas da internet continuam a dominar as ameaças on-line. A praga Iframe, que infeta sites vulneráveis para atacar seus visitantes, foi responsável no mês de maio por 65,5% das ameaças.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (01) pela empresa de segurança Sophos, em um relatório com os dez códigos maliciosos que mais causaram problemas aos computadores ao redor do mundo no ultimo mês.

Os novatos na lista são os vírus Redlof, Roor e Soraci, responsáveis por infectar principalmente arquivos HTM, HTML e HTT. O aparecimento desses vírus aparentemente antigos –- há registros sobre eles dois anos atrás -– ilustra como administradores têm falhado em proteger seus sites do ataque de criminosos virtuais.

Para atrair os visitantes a esses sites infectados, os criminosos virtuais enviam e-mails para os usuários levando-os a clicar em um link, utilizando-se geralmente de abordagens pessoais. Este tipo de golpe é conhecido como phishing scam.

Além disso, houve um aumento do número de novas páginas infectadas por dia, que chegou a 9.500 em maio, mil a mais que o mês anterior. No total, 340 mil sites que abrigavam códigos maliciosos foram identificados no período. A pesquisa mostra que esses códigos continuam a ser uma ameça, afetando páginas oficiais de governos e outros sites legítimos.

Entre os locais que hospedam essas páginas, a China abriga 53,2% dos sites infectados identificados pela Sophos, e a novidade na lista é a Tailândia, que está em quinto lugar, com 1,1%. Diversas páginas infectadas no país estão em sites do governo.

Veja a lista dos 10 vírus mais ativos do mês:
1. Iframe (65,5%)
2. EnclFra (6,9%)
3. Decdec (6,5%)
4. Fujif (3,7%)
5. Ifradv (3,0%)
6. Redlof (2,2%)
7. ObfJS (1,8%)
8. Psyme (1,2%)
9. Roor (1,0%)
10. Soraci (0,9%)

Outros (7,3%)

Com informações de G1.