Categorias

Spotify está sendo processado em US$ 1,6 bilhões por violação de direitos autorais

E mais uma vez o Spotify está sendo processado. Desta vez, o pedido de indenização vem da empresa de licenciamento Wixen Music Publishing, a qual trabalha com nomes como Janis Joplin, Tom Petty e Neil Young, dentre outros.

A indenização pedida é bem alta, também: 1,6 bilhões de dólares. Segundo a Wixen, o Spotify estaria utilizando milhares de músicas sem as devidas licenças. A empresa também diz que o gigante do streaming não se esforça para identificar os detentores dos direitos autorais das músicas.

Antes do lançamento nos Estados Unidos, o Spotify tentou licenciar gravações trabalhando com as gravadoras mas, em uma corrida para ser o primeiro no mercado, não se esforçou suficientemente para coletar as informações de composição musical necessárias e, assim, falhou em muitos casos no licenciamento das composições incorporadas dentro de cada gravação“, diz a Wixen Music Publishing.

Vale a pena lembrar que o Spotify possui uma espécie de fundo destinado a pagar os devidos royalties aos artistas. Isto parece insuficiente, entretanto, principalmente se levarmos em conta o valor da indenização solicitada pela Wixen.