Categorias

‘Star Trek’ começou a ser filmado há 50 anos

Cinqüenta anos atrás a tripulação da nave estelar Enterprise andou na frente das câmeras pela primeira vez e começou a filmar um novo seriado de ficção científica que faria história na televisão: “Star Trek”.

Mas os resultados das filmagens do dia não foram vistos totalmente por mais de 20 anos, e a série quase nem chegou a estrear na TV.

Star Trek foi planejado para ser um show utópico de ficção científica com uma equipe diversificada que iria explorar a galáxia. Tudo começou com as filmagens de um episódio piloto no dia 27 de Novembro de 1964. O piloto levou duas semanas e o trabalho de pós-produção ficou em execução até 18 de janeiro de 1965.

Entitulado “The Cage”, ele se parecia muito com o seriado que conhecemos e amamos, com apenas algumas diferenças: Os uniformes são um pouco diferentes, a esposa do escritor da série era a primeira oficial e Spock sorri (a parte mais ilógica). E o homem na cadeira do capitão não é James T. Kirk (interpretado por William Shatner): em vez disso, Jeffrey Hunter era o Capitão Christopher Pike.

spocksmilesdesilunbc

Infelizmente, a NBC considerou o episódio piloto “muito cerebral” com “pouca ação” – e exigiu o “cara com os ouvidos” fosse tirado da série. Mas, em um movimento então sem precedentes, a NBC encomendou um segundo piloto. Hunter não quis ser envolvido, por isso Shatner assumiu como Capt. Kirk quando a série começou a ser transmitida em 8 de setembro de 1966. O resto é história.

Inteligentemente, Roddenberry, o escritor da série, retrabalhou em filmagens de “The Cage”, usando-as como um flashback no episódio de duas partes “The Menagerie”, fazendo Pike entrar na série oficialmente. Editar as filmagens significava cortar o negativo, por isso “The Cage” em sua forma total tinha aparentemente sido perdida para sempre – até que uma impressão de 35 milímetros contendo as cenas desaparecidas foi descoberta em um laboratório de cinema. Restaurado à sua forma original, “The Cage” foi finalmente transmitido na televisão em 1988, mais de 20 anos depois.

A série original durou apenas três anos, mas acabou gerando uma série de animação; vários filmes; spin-offs na TV como “The Next Generation”, “Deep Space Nine”, “Voyager” e “Enterprise”. Além de inúmeros livros, jogos e histórias em quadrinhos.

Live long and prosper, Star Trek. Live long and prosper.