Categorias

Supercomputador chinês é o mais rápido do mundo

Enquanto o supercomputador mais rápido da América Latina foi desligado por falta de dinheiro para pagar a conta de luz, um supercomputador chinês atingiu o posto de mais rápido do mundo.

O Sunway TaihuLight assume a liderança, desbancando o também chinês Tianhe-2, triplicando a velocidade do recordista anterior e atingindo 93 quatrilhões de operações por segundo com tecnologia 100% chinesa.

O resultado coloca a China no topo incontestável dos supercomputadores, com o Sunway TaihuLight atingindo uma performance cinco vezes superior ao terceiro lugar, um supercomputador norte-americano. Com 41. 000 chips, cada um com 260 núcleos de processamento, o titã chinês soma um total de 10.65 milhões de núcleos, deixando para trás os 560 mil núcleos do seu maior rival ocidental.

Não apenas o Sunway TaihuLight se destaca pela força bruta de processamento como também é um marco para a indústria chinesa: toda sua arquitetura foi produzida localmente, com cada processador fabricado por empresas chinesas usando tecnologia chinesa.

O supercomputador está instalado e funcionando no National Supercomputing Center na cidade de Wuxi, um polo tecnológico próximo a Shangai. Todo seu poder de processamento será empregado em diversas pesquisas e trabalhos de engenharia, em áreas como modelagem de clima na superfície terrestre, fabricação avançada, ciência da vida e análise profunda de dados.