Categorias

Suposto fundador do Bitcoin nega ter começado a moeda virtual

Um homem da Califórnia que o site Newsweek diz ser o inventor da popular moeda digital Bitcoin está negando o relatório. Dorian Nakamoto disse à Associated Press que ele não é “o cara por trás do Bitcoin”, apesar de uma reivindicação da Newsweek de que ele estava profundamente envolvido com a sua criação.

O relatório original da Newsweek afirma que Nakamoto (nomeado na história como “Satoshi Nakamoto”) ajudou a criar a moeda, apesar de não existir registros dele ter admitido. A história, publicada nessa quinta-feira (6), cita Nakamoto dizendo que ele já “não estava mais envolvido” no projeto. Mas de acordo com o próprio Nakamoto, ele não tinha sequer ouvido falar de Bitcoin até três semanas atrás.

Bitcoin agora é aceita em Universidade
Mistério sobre o fundador do Bitcoin continua

Grande parte da história do Bitcoin gira em torno de um homem chamado Nakamoto, que teria entregado as rédeas da Fundação Bitcoin ao cientista-chefe Gavin Andresen e conseguiu ficar fora dos holofotes desde então. Houve diversas tentativas de localizá-lo, mas nenhuma que resultasse em algo definitivo. A sugestão de que Dorian Nakamoto seria ele foi o suficiente para despertar o interesse de diversos repórteres que o perseguiram em Los Angeles, onde ele, mais uma vez, disse que simplesmente “não estava envolvido”.

Após os relatórios da Newsweek e AP, um post no blog da comunidade Fundação P2P, de uma conta que tem sido historicamente associada a Nakamoto, afirmou sem rodeios: “Eu não sou Dorian Nakamoto”, aumentando ainda mais o mistério de quem seria o fundador da moeda virtual.